• Acervo Histórico da Discoteca Oneyda Alvarenga

  • Voltar

O Acervo Histórico da Discoteca Oneyda Alvarenga, atualmente sediado no Centro Cultural São Paulo, instituição subordinada à Secretaria Municipal de Cultura (SMC), contempla arquivos e coleções de cunho etnográfico e folclórico da antiga Discoteca Pública Municipal de São Paulo. Na condição de diretor do Departamento de Cultura, fundado em 1935,  Mário de Andrade criou a Discoteca com o objetivo de subsidiar a Radio-Escola que, entretanto, nunca foi implantada. Dirigida por Oneyda Alvarenga desde sua fundação até o final da década de 60 do século XX, a Discoteca empreendeu importantes trabalhos relacionados às primeiras políticas de preservação do patrimônio cultural brasileiro, colhendo e registrando músicas, danças e outras manifestações culturais de inúmeras localidades do Brasil por meio de discos, fotografias e filmes. O trabalho de maior fôlego ficou conhecido como Missão de Pesquisas Folclóricas (1938), ocasião na qual a equipe formada por Luís Saia (arquiteto e chefe da Missão), Martim Braunwieser (maestro), Benedicto Pacheco (técnico de som) e Antônio Ladeira (auxiliar) registrou manifestações populares e religiosas das regiões dos estados de Pernambuco, Paraíba, Ceará, Piauí, Maranhão e Pará.

Oneyda Alvarenga esteve à frente da organização e conservação desta e outras coleções que, direta ou indiretamente, necessitaram do amparo institucional e intelectual proporcionado pela Discoteca. São elas: Fundo Sociedade de Etnografia e Folclore; Missão de Pesquisas Folclóricas (1938); 2° Congresso Afro-Brasileiro (1937); Arquivo da Palavra (série AP); Registros de Música Erudita (série ME), Registros de Músicas Folclóricas (série MF) e Monografias Folclóricas provenientes do Concurso Mário de Andrade de Monografias (1946-1975). O Acervo Histórico ainda guarda todo o arquivo gerado pela Discoteca desde 1935 até sua transferência para o Centro Cultural São Paulo em 1982 (Fundo Discoteca Pública Municipal).

A singularidade desses registros de culturas populares e tradicionais conferiu ao Acervo Histórico da Discoteca Oneyda Alvarenga o tombamento pelo IPHAN em 2005 e o seu reconhecimento pelo Programa Memória do Mundo da UNESCO em 2009.       

Acesso ao acervo:

As pesquisas devem ser
agendadas com antecedência.

Horário de atendimento:

De terça-feira a sábado,
das 10 às 17 horas.

Contato:

(11) 33974000