• Coleção de Arte da Cidade

  • Voltar

A Coleção de Arte da Cidade (antiga Pinacoteca Municipal) foi criada oficialmente em 1961 com a finalidade de reunir, catalogar e expor as obras de artistas, nacionais e estrangeiros, pertencentes ao patrimônio do município de São Paulo. A partir de 1982, o acervo passou a ser gerido pelo Centro Cultural São Paulo. Atualmente, possui sob sua guarda cerca de 10 mil obras de diferentes períodos, técnicas e suportes, sendo 5 mil delas pertencentes ao conjunto de Arte Postal.

O núcleo de obras modernistas é o primeiro acervo público sistemático de arte moderna da cidade e importante testemunho da nossa história da arte. Teve origem na Seção de Arte da Biblioteca Mário de Andrade, e foi adquirido por Sérgio Milliet e Maria Eugênia Franco a partir de 1943, com o intuito de divulgação e consolidação do modernismo por meio de programa integrado de formação de acervo, exposições, debates e publicações, antecedendo a fundação dos Museus de Arte Moderna de São Paulo e do Rio de Janeiro.

Como principais artistas do acervo podemos mencionar nomes como Frans Post, Rugendas, Tarsila do Amaral, Anita Malfatti, Flávio de Carvalho, Joan Miró, Pierre-Auguste Renoir, León Ferrari, Regina Silveira, Julio Plaza, Carmela Gross, Fernando Lemos, Guto Lacaz, Rosana Paulino, Laura Vinci, Nuno Ramos, Caio Reisewitz, Alex Cerveny, Alexandre Alves, Denilson Baniwa, Renata Felinto, Rommulo Vieira Conceição, Helô Sanvoy, entre outros.

Acesso ao acervo:

As pesquisas devem ser
agendadas com antecedência.

Horário de atendimento:

De segunda a sexta-feira,
das 10h às 17 horas.

Contato:

(11) 3397-4096
[email protected]